O mundo do trabalho vem mudando, pois as necessidades das pessoas, entre outras, desponta para a valorização do bem-estar, para a qualidade dos espaços ocupados nas diferentes dimensões da vida (profissional, pessoal, familiar..), para uma gestão do tempo mais qualitativa e para a autonomia de conduzir suas entregas trabalhando de qualquer lugar.
Assim, nunca fizemos uma mudança tão grande, como a possiblidade de vivenciarmos as diversas modalidades flexíveis, como o teletrabalho, o híbrido ou outros arranjos, que estão sendo cada vez mais estimulados, normatizados e implementados no serviço público, para além do escritório e que se configura em olhar as pessoas de uma forma mais integral em uma nova estrutura de trabalho.
E sua organização, como vem tratando desse assunto? Sabemos que gerenciar essas modalidades exigem dos gestores e servidores novas competências, novas formas de lidar com a gestão do trabalho, e que não basta publicar o normativo, é necessário adequar a cultura organizacional, planejar a mudança organizacional, rever processos de trabalho, capacitar as pessoas, acompanhar e ter indicadores e resultados, para que a nova realidade possa ser sustentável e aderente às necessidades organizacionais e às necessidades das pessoas.
Neste contexto, verifica-se a necessidade de aplicar uma metodologia com conceitos e ferramentas práticas para implementar e desenvolver a flexibilidade do trabalho, em especial a modalidade híbrida, ora trabalhando dentro da organização ora fora dela, colocando as pessoas no centro do processo, no sentido de garantir que a nova forma de gerir talentos impacte na construção de ambiente de trabalho saudável, no engajamento das pessoas e na cultura que projeta e desenha a experiência de trabalho do servidor.
GARANTIR MINHA VAGAAssessora de Governança de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, tendo ocupado cargos de liderança na área de pessoas no Tribunal Superior do Trabalho - TST, Supremo Tribunal Federal - STF, Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, Tribunal Superior Eleitoral – TSE e Ministério Público Federal – MPF. Atuo como voluntária na qualidade de Diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH-DF, Membra do Comitê de Governança de Pessoas da Rede de Governança Brasil - RGB, Mentora do BrazilLab, Mentora para carreira de mulheres negras do Grupo Mulheres do Brasil e como Vice-Presidente da Associação do Impact Hub. Atuo, também, como professora, palestrante e facilitadora de aprendizagem na Escola Nacional da Magistratura do Trabalho - Enamat, na Escola Superior do Ministério Público - ESMPU, na ENAP, no Instituto Feliciência e em diversos órgãos públicos e empresas privadas, em disciplinas como gestão da mudança, liderança, cultura organizacional, desenvolvimento de equipes, agilidade e gestão de pessoas, qualidade de vida, bem-estar e felicidade corporativa e modalidades de trabalho flexíveis. Autora dos cursos da ENAP – gestão de equipes em trabalho remoto e gestão de equipes em trabalho híbrido, disponíveis na plataforma deles. Instrutora da certificação de Chief Happiness Officer – CHO. Coautora da cartilha de Governança de Gestão de Pessoas, pela RGB – Rede de Governança Brasil. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Coach Professional; Self Coaching, Coach Ontológico e Master Coach de Carreira. Analista Comportamental - certificada na metodologia DISC/PROFILER. Consultora certificada em Transformação Cultural por Valores do Centro Richard Barret, Facilitadora certificada na metodologia Design Thinking para Educadores, LEGO® SERIOUS PLAY®, Management 3.0, Felicidade Interna Bruta – FIB, Agile People e Agile HR
A evolução do trabalho
O panorama do serviço público
Conceito, modelos e tendências do trabalho flexível
Vantagens e desafios
Identificando a cultura organizacional
Alinhamento estratégico
Mapa da cultura: identificando e criando novos artefatos
Estruturas e desafios
Estudos de casos
Do escritório para a pessoa: liderança distribuída
Novas Habilidades e Competências – power skills
Projetando a experiência do servidor: a pessoa no centro da mudança
Praticando a gestão do trabalho flexível: planejamento, acordos, alinhamento, comunicação, resultados
Ferramentas de apoio da gestão
Construção e evolução de times
Desempenho por resultado
Bem-estar, segurança psicológica e confiança como estratégia
Indicadores e medições
Pilares e ferramentas da gestão da mudança
Construção do mapa da mudança
Acompanhando e gerenciando os resultados.